Brasão - Prefeitura de Barretos

Símbolos

Bandeira
A Bandeira de Barretos foi instituída pela Lei 1393, de 20 de agosto de 1974, desenhada pelo estudante de engenharia Luiz Antônio Furlan.


Características
Possui módulos iguais aos da Bandeira Nacional, com duas faixas verticais, verde e amarela, ocupando o terço esquerdo do retângulo, sendo que, deste, os dois terços restantes são em vermelho. No meio das faixas verde e amarela, um circulo em branco com a silhueta vermelha ao Estado de São Paulo, na qual uma estrela branca de cinco pontas marca a posição geográfica do Município de Barretos.

Lei nº 1393, assinada pelo Presidente da Câmara Mélek Zaiden Geraige.


Brasão
O Brasão de Armas de Barretos, de autoria de Maria Luiza Queiroz Barcelos, foi adotado pela lei municipal nº 493, de 10 de agosto de 1954.

Lema: Fratres Sumus Omnes  - Somos todos Irmãos.


Descrição
Escudo semítico, tranchado, com linha divisória em forma grega, em relevo. À direita, campo de sinóple, com uma pomba divina de sua cor. À esquerda, campo de foles, tendo no centro uma fortaleza de ouro. Em cima, o escudo uma coroa mural de ouro com três torres, cada torre com sua porta. Como suportes: à direita uma haste de milho, ao natural; à esquerda, uma haste de arroz, também, ao natural; em baixo, listel de prata, com a divisa "Fratres Sumus Omnes" em goles.Lei nº 493, assinada pelo Presidente da Câmara Helly Pimenta.